A Mão Revelada

The Revealed Hand

Stella Teixeira de Barros

 

Temporada de Projetos

Seasons of Projects

Cristiana Mazzucchelli

 

Del Pilar Sallum
1/6/1996
 

Del Pilar Sallum leva adiante sua proposta de integrar em uma só obra as impressões de e em seu corpo. Desta vez além de propor reflexões sobre a paisagem do tempo, enfatiza questões relacionadas ao silêncio. 

Seu projeto de trabalho atual sublinha a coerência entre intenção e ação, mas afasta a redundância e o óbvio. 

Tira partido do ambiente que ocupa, afastando-se da paródia e do sentimentalismo, tendo sempre em mente que seu trabalho é primordialmente no caminho da arte e que só a compreende enquanto conectada à sua experiência interna. 

É de forma consciente que apresenta poucos objetos, com o propósito de construir o vazio e o silêncio. Com eles torna o tempo concreto, permitindo que o observador perceba apenas a passagem de seu próprio percurso, em um nicho em que passado e presente cristalizados, paralizam a ação do relógio. 

Aprisiona o passado em presente, a atualidade da ação superada é conservada na caixa de luz com a imagem de mãos marcadas pelo fio metálico enrolado e pelos objetos determinados pelo encapsulamento das mãos nos mesmos fios metálicos. Uns são indiciais de outros e conservam vagas relações de identidade entre si. 

Seus objetos são testemunhos congelados de ações distantes e de dores mudas. Procuram superar suas existências assumindo os papéis de marcos eloquentes, pois é no vazio que a presença se manifesta e no silêncio que a voz interior soa. 

(Folder).Exposição Capela do Morumbi em São Paulo; 1996

 

Maria Izabel Branco Ribeiro 

Tempo-Mão

Time Hand

Stella Teixeira de Barros

Corpo/Suporte

Body/Suport

Maria Izabel Branco Ribeiro

Del Pilar Sallum

Del Pilar Sallum (english)

Maria Izabel Branco Ribeiro

 

Os Fios da Matéria

Materic Threads

Stella Teixeira de Barros